domingo, 6 de novembro de 2016

Intolerância e a redação do ENEM

Bastou divulgarem o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para eu começar a ler besteiras e incongruências de encher os olhos (de raiva). Como pode um cidadão reacionário de direita vibrar com este tema? É impossível falar sobre “intolerância” se você for estudante de “uma escola sem partido”. Alguém pode falar de “intolerância religiosa” quando se nos apresenta como um completo “intolerante contra o Partido dos Trabalhadores (PT), por exemplo”? O tema, mais que os comentários, demonstra a própria incongruência da sociedade em relação à intolerância de forma geral. Defender a “escola sem partido” é cair na vala comum da intolerância. Comemorar que o tema foi “um tapa na cara dos evangélicos” só demonstra a insensatez e a miopia de quem o faz. Não deve existir intolerância religiosa da mesma forma que não deve haver de gênero, de opção sexual e quetais. Sejamos menos cínicos!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.