domingo, 13 de novembro de 2016

Os muros internos da Educação

Nós, os brasileiros, nos arvoramos em criticar a eleição de Donald J. Trump para presidente dos Estados Unidos da América (EUA) por propostas, tais como, construir um muro na fronteira com o México para barrar a entrada de mexicanos no País. Criticar as propostas fascistas de Trump é saudável, porém, penso que deveríamos olhar para o nosso umbigo, o umbigo das escolas brasileiras, em todos os níveis, e verificar se não temos muros vergonhosos que impedem a entrada e a permanência das minorias nas escolas? Negar direitos básicos aos estudantes é um muro intransponível. Expulsar estudantes numa proporção maior do que os formados é outro tipo de muro invisível. Avaliações mal-feitas, posturas reacionárias, metodologias tradicionais usadas meramente com o fim de reprovar são outros mecanismos invisíveis que nos cercam. Como muros. Que precisam ser derrubados permanentemente.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.