quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Nossos ídolos norte-americanos

O brasileiro verde-amarelo CBF que foi às ruas pedir “fora Dilma”, em muitos dos casos, apareceu hoje espantado com a opção dos norte-americanos pelo republicano Donald Trump. A mim me parece a maior demonstração de incoerência que se pode ter. Trump representa o pensamento médio do norte-americano, branco, racista, misógino e preconceituoso. Não é à-toa que a classe média alta brasileira tem pelos Estados Unidos verdadeira idolatria. Pensa como os eleitores que elegeram Trump e sonha que algo do mesmo tipo aconteça no Brasil. Há tempos tenho dito que se forma uma chapa composta por Jair Bolsonaro e Levy Fidelix com chances de vitória. Nunca foi alucinação, mas, resultado de análise de movimentos que não são locais, mas, globais. O xenofobismo ganha adeptos em todos os lugares. O ódio às minorias se espalha. A vitória de Donald Trump tem de ser uma lição para nós. Ou agimos ou tomaremos o mesmo rumo.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.