sábado, 25 de março de 2017

A cobrança de mensalidades nas federais

Terceirizar os Serviços Educacionais talvez seja apenas o primeiro golpe do Governo atual na Educação Superior do País. Desde o ano passado, o Ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho (PFL), defende a cobrança de mensalidades. A notícia não deve provocar estranhamento em ninguém. Em 2012, quando da greve dos docentes das universidades brasileiras, o deputado federal Pauderney Avellino (PFL-AM), defendeu “um modelo de financiamento misto” das universidades brasileiras. Em outras palavras, modelo misto significa que o Estado financia uma parte e o “consumidor” outra. Ao lançar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI), o Governo Federal, na prática, passou a comprar vagas nas universidades particulares, ou seja, terceirizou os serviços a serem prestados pelas universidades públicas. Estados e municípios seguirem o mesmo caminho: comprar vagas nas IES particulares. No Rio de Janeiro, só para ficar em um exemplo, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) pede socorro. Os vencimentos dos professores foram cortados em 30%. O desmonte precede à cobranças de mensalidades. Ele já começou!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.