sexta-feira, 10 de março de 2017

As universidades e o Ensino Médio

Nós, universidades públicas e privadas, temos o dever de pensar o “Sistema Educacional” do País de forma mais inteligente. Ficar, digamos, “aqui de cima” a olhar para baixo e dizer que o Ensino Médio é ruim sem fazer nada para torná-lo melhor é posição cômoda que se revela, no mínimo, pouco inteligente. A continuarmos como estamos, ao longo do tempo, a tendência que se nos apresenta é a morte. O raciocínio é simples: o que nos alimenta, como sistema? Estudantes vindos do Ensino Médio. Se a qualidade destes estudantes não é a ideal o que acontece? Teremos um Ensino Superior ruim que realimentará o sistema como professores ruins. Instala-se um ciclo vicioso de má-qualidade que não é bom para ninguém, muito menos para a sociedade. Temos o dever de mudar esta lógica e interferirmos sim na base. Cada instituição, pública ou privada, que encontre a melhor forma de fazê-lo. Só não podemos é lavar as mãos diante do problema!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.