quarta-feira, 29 de março de 2017

Todo o cuidado é pouco com os sofismas

A tentativa de se manipular a opinião pública por meio da palavra não é de hoje. O filósofo Aristóteles (385-322 a.C.) já alertava para o que chamou de “estrutura do pensamento”: baseada em proposições e argumentos. O filósofo propunha organizar o pensamento de forma lógica. E chamou de falácia ou sofisma o uso de argumentos aparentemente verdadeiros para se chegar a uma conclusão falsa. Eis que o resultado do primeiro turno da consulta à comunidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é divulgado. Uma chapa chegou em primeiro lugar com mais de 41% dos votos válidos. O segundo colocado chegou com 34% dos votos e a terceira colocada com 25%. Somar o resultado das duas chapas não vencedoras e dizer que “a UFAM votou pela mudança” é raciocínio falacioso: um sofisma, para não se dizer, uma mentira. Se o raciocínio exposto tivesse o mínimo de lógica, eu também poderia somar o resultado de quem ficou em primeiro lugar com o que ficou em terceiro e dizer que “a maioria absoluta da UFAM não quer os componentes da chapa que obteve 34% dos votos”. Vendedores de ilusões são sempre perigosos. Os falaciosos são mais perigosos ainda. Todo o cuidado é pouco!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.