segunda-feira, 27 de março de 2017

Somos reféns dos nossos venenos

A palavra, escrita ou dita, muita das vezes, nos torna reféns dos nossos próprios venenos. Talvez, por isso, a sabedoria popular aconselhe a “escutar mais e falar menos”. Há que diga, inclusive, que temos uma bocas e duas orelhas porque a “matemática de Deus” confirma o dito popular. Por exemplo, às vezes somos tão radicais na defesa dos nossos princípios que anulamos quaisquer qualidades do outro. Há modo pior de se cair na própria armadilha, de beber do próprio veneno que esse? A mesma mão empunhada, o mesmo punho forte que grita pela mudança, defende a rigidez da tradição. Pela declaração universal dos direitos destas pessoas, seremos bons, maravilhosos, adoráveis... desde que, pensemos iguais a eles. Ainda bem que tal veneno não mata!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.