sexta-feira, 27 de julho de 2018

Medição e avaliação no Ensino


Medição não se confunde com avaliação. É cultural nos referirmos às semanas de provas como se fossem de avaliação, numa expressa demonstração de falta de conhecimento a respeito do assunto. Medir, ou seja, aplicar provas, por exemplo, pode ser uma das fases do processo de avaliação, bem mais amplo, e que não se ressume à atribuição se notas. Avaliar é algo mais complexo que, no mais das vezes, tentamos expressar em forma de notas ou conceitos. Nenhum dos dois se nos apresenta como algo plausível para um processo de avaliação mais humano e inclusivo. Talvez o nosso grande desafio de professores e professoras seja claramente distinguir entre medir e avaliar e encontrar caminhos para uma avaliação mais justa.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.