sábado, 28 de julho de 2018

Para se combater a pirataria acadêmica


Fico a me perguntar se o “tamanho” da pirataria que enfrentamos não é fruto da falta de conhecimento dos estudantes de “como citar as obras”? Penso que, na maioria dos casos, os estudantes não citam as obras por falta de conhecimento das normas técnicas de como fazê-lo e não por má-fé. Metodologia da Pesquisa se transformou em algo que deve ser moldado para cada campo do conhecimento. Com isso, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) valem mais que conhecimento em pesquisa. Chatíssimas aulas de normas levam os estudantes a optar pela “lei do menor esforço”, ou seja: a pirataria acadêmica. Simplificar o modo de como se aborda a questão das Normas Brasileiras Registradas (NBRs) é o caminho para se combater a pirataria acadêmica.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.