terça-feira, 13 de novembro de 2018

Avaliação é processual


Quando digo e repito que não se faz avaliação no Brasil, desde a educação básica à educação superior, muitas pessoas se chocam. Acostumadas às tradicionais provas, as pessoas não conseguem entender que avaliação é processual. Cipriano Luckesi é muito claro ao dizer que a avaliação é nossa parceira em busca do sucesso. Para ele, avaliação não resolve nada. O que resolve é a gestão. Se a visão é esta, avaliação é um processo de busca de resultados efetivos para se chegar ao sucesso. Como levar esta visão para a sala de aula? Simples: não investir no fracasso escolar. Ou, mais ainda, não atribuir o fracasso apenas ao estudante. Mas, entender no sucesso ou no fracasso, o professor é sócio ou cúmplice. Avaliemos os estudantes, mas, temos de nos avaliar para saber qual o nosso nível de culpa neste processo. Façamos isso! Ou fracassaremos juntos!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.