quinta-feira, 15 de novembro de 2018

O desamor na Educação


Em todos os níveis, o que se pode notar, é um certo distanciamento entre o discurso e a prática da dita “Educação libertadora”. E eu me pergunto: como pode haver Educação libertador se o desamor é a regra? Muito provavelmente, não se terá êxito nenhum se a postura de professores e professoras for tradicional, castradora e de isolamento. Quando o professor se afasta dos estudantes, como se fosse alguém de uma classe superior, ainda que, apenas, classe de poder, incentiva nos estudantes o estabelecimento de relações de poder hierarquizadas. E quando isso acontece, por mais que pregue a Educação libertadora, a prática é opressora. Mudemos ou o desamor será a regra e não a exceção.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.