segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A era do professor auleiro


Prega a Lei que o tripé da Universidade é formado pelo Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Há, porém, a predominância da professora e do professor que são meros “auleiros”. Tradição trazida para as universidades públicas por professora e professores vindos da iniciativa privada. Nestas, a pesquisa e a extensão praticamente inexistem. Sem contar que, conceitualmente, há professores e professores que “só se realizam” quando “dão aulas”. Ministrar aulas tradicionais parece ser regra. Porque para professores e professoras com estes perfis, “dar aulas” é a própria essência da profissão. Tradição agostiniana da Educação mundo afora. Que, ao meu ver, precisa ser superada. Para tirar, de vez, esta aura que todo professor deve ser um “auleiro”.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.