sábado, 10 de novembro de 2012

Administração não é a base da Educação


Não entrarei nem na discussão se Administração é Ciência ou apenas um conjunto de técnicas aplicadas ao processo de gerenciamento das organizações. Tomarei como base apenas os pressupostos que aparecem nos clássicos livros da área que dizem tratar a Administração do planejamento, da organização (ou seja, da estrutura), da direção e do controle “das atividades diferençadas pela divisão do trabalho”. De forma geral, o que acontece hoje em todos os níveis da Educação é uma tentativa de se aplicar esses pressupostos. Principalmente em sala de aula. Acontece, porém, que o processo educacional é muito mais complexo do que os manuais conseguem registrar. Aplicar em sala de aula os princípios do planejamento, organização, direção e controle têm poucas chances de sucesso. Talvez o fossem em tempos idos, hoje não mais. Esses quatro princípios parecem tender para um só, quando aplicados em sala de aula: o do controle. Quando se fala em testar novas metodologias em sala de aula, a pergunta, quase em uníssono que sempre surge é: “mas, como vamos controlar os alunos?” Essa é a visão daqueles que ainda acreditam piamente na Educação como mecanismo do Estado para “formatar” as pessoas. Uma educação libertadora, voltada para o exercício da cidadania não trabalha apenas com a perspectiva do controle. A escola, em quaisquer dos níveis, talvez fosse um ambiente muito mais libertador se tomasse por base os princípios da liberdade, responsabilidade e cidadania preconizados por Maria Montessori. Chegar-se-ia, certamente, na “educação libertadora” que tanto Paulo Freire defendia. Enquanto a Educação for guiada e tiver como horizonte apenas os princípios da Administração as dificuldades de “formar para a vida” serão incomensuráveis. Admitir a necessidade de mudança, nesse caso, é o primeiro passo para se corrigir rotas. Resta saber se há mesmo quem queira a Educação como prática libertadora.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

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