terça-feira, 27 de novembro de 2012

As experiências de recepção em multiplataformas digitais


O foco das pesquisas a serem desenvolvidas no Programa de Mídias Digitais da Universidade Federal do Amazonas (Ecoem/Ufam) são as experiências de recepção em multiplataformas digitais. Nosso ambiente de pesquisa (prefiro o termo a objeto), portanto, pode ser o Facebook, mas, não se limita a ele. Aliás, é por isso que cunhamos o termo Mídias Digitais para deixar bem-claro que as duas ditas mídias sociais mais populares (Facebooke Twitter) são todos suportes nos quais circulam as informações. A recepção das informações dessas mídias sociais (há muitas outras), no entanto, é feita em um celular, de um tablet, de um computador, de um desktop. Qualquer que seja o suporte por meio do qual circulem as informações, o que existe é uma espécie de ecossistema, no qual as experiências se confundem. Daí grande parte das pessoas, inclusive cientistas e pesquisadores, tratarem mídias sociais e mídias digitais como se fossem sinônimas ou equivalentes. Não as são! O que se tem hoje, de modo mai claro são aparelhos de recepção em multiplataformas digitais. Dentre eles, o mais popular e inclusivo é o celular, que hoje une, em um só lugar TV, Rádio, Cinema, Jornal, Console de Game e o que mais se imaginar. Daí, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência da Comunicação, Informação, Design e Artes (Interfaces) optarmos por estudar essas experiências receptoras em multiplataformas, sem, no entanto, se deixar seduzir pelo “fetiche da tecnologia”. Os media foram trazidos para “dentro” de um aparelho multiplataforma de recepção. Essa experiências receptoras sim são motes para estudos e pesquisas, ambientados em um ecossistema digital. Estudar essas experiências, portanto, são essenciais para se entender o modo como as pessoas passaram a trocar experiências e saberes na dita pós-modernidade.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.