segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O mercado faz parte da vida


Há um erro crasso nas universidades brasileiras, quer públicas, quer particulares: o de focar na “formação para o mercado”. É como se o mercado fosse uma entidade superior à própria vida. A função precípua de uma universidade é formar para vida. A vida em sociedade. E o mercado faz parte delas: da vida e da sociedade. Uma universidade que se preze, portanto, não pode focar a formação apenas no mercado. Deve, inclusive, se for necessário, a partir das pesquisas que produz, em todos os níveis, mudar o mercado. Enquanto o foco for centrado apenas na formação para o mercado a universidade deixará de cumprir plenamente sua missão de contribuir para melhorar a vida das pessoas. É mister que o processo de selecionar os entrantes seja revertido para dar qualidade, em bom nível, aos egressos. Enquanto houver foco apenas em “selecionar os melhores” nas entradas e não se preocupar com a saída, ou focar essa saída nas “necessidades do mercado” as Instituições enfrentarão problemas. Um deles é se preocupar com as notas dos exames de cursos que medem, na verdade, o desempenho dos estudantes e não da IES. Fosse a preocupação centrada na saída (ou seja, nos egressos) como valor intrínseco ao processo de formação, o desempenho dos estudantes, em exames domo o Enade, por exemplo, não apresentaria os problemas hoje enfrentados. Mudar a perspectiva do “olhar institucional” é um bom passo para se atingir a excelência.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.