domingo, 19 de agosto de 2012

Governo ameaça: reitores e reitoras rebelam-se


A declaração de apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) à forma como a presidente Dilma Rousseff “trata” os grevistas parece confirma a tese que tenho defendido há tempos: a política de estado mínimo na Educação foi implantada no Governo FHC e refinada no Governo Lula. Agora, com a ameaça de corte de ponto e  o autoritarismo com que tenta, de todas as formas, não só acabar com a greve, mas, desmanchar o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o Governo Dilma não só dá provas de que reza mais pela cartilha de PSDB do que do PT, mas também, demonstra que não sabe lidar com o aparato da democracia sindical. Querer empurrar goela abaixo de uma categoria um acordo forjado com uma “Federação Fantasma” chamada Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação) ao invés de acabar com a greve, acirra mais ainda os ânimos e provoca revolta da categoria. Foi por esse tipo de “movimentação” que Dilma recebeu apoio incondicional de FHC. Só falta mesmo ela tomar a decisão de, ao invés de sair do campo da ameaça, efetivamente cortar o ponto dos professores em greve. Terá, porém, de enfrentar a rebelião de alguns reitores e reitoras que não são ligados diretamente ao Partido dos Trabalhadores (PT). Dentre elas, a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales Mendes e Silva. Em reunião com representantes do Comando Local de Greve (CLG), sexta-feira, dia 17, a reitora da Ufam garantiu que não cortará o ponto de nenhum servidor em greve e acará com as consequências do ato, quaisquer que as sejam. Os reitores e reitoras foram ameaçados de sanções administrativas por parte da Controladoria Geral da União. No fundo trata-se de mais uma forma de pressionar de todas as formas para decretar o fim da greve na marra. Dilma corre o risco de terminar o ano tendo em FHC seu único admirador.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.