sábado, 18 de agosto de 2012

Ufam e UnB iniciam parceria no Largo de São Sebastião


A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), representada pelo Grupo de Pesquisa em Ciências da Comunicação, Informação, Design e Artes (Interfaces), liderado pelo professor Gilson Monteiro, que também coordena o Programa de Mídias Digitais da Ufam (Ecoem) e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional (MidiaLab), coordenado pela professora Suzette Venturelli, deram hoje o primeiro passo para o surgimento de uma parceira de cooperação técnico-científica entre as duas instituições: realizam hoje, às 19h, no Largo de São Sebastião, a apresentação do Projeto Geopartitura. Os estudantes de doutorado em Arte Computacional da UnB, Claudia Loch e Francisco Barreto, acompanhados da técnica da UnB e pesquisadora do MidiaLab, Juliana Hilário, fazem hoje, na Praça, uma demonstração do Projeto Geopartitura, que estuda “questões emergentes envolvendo a música, a geografia, e dispositivos móveis como celulares para permitir a criação coletiva georeferenciada de um sistema multimídia em tempo real. O geoposicionamento de cada celular permitirá ao sistema conectar cada aparelho aos demais, dentro de um raio de “descoberta”, criando para cada conexão estabelecida uma corda virtual que vibra e soa de acordo com a distância entre os pontos.” Hoje, pela manhã, às 9h, Juliana e Francisco ministraram uma oficina sobre o Geopartitura para estudantes e membros dos grupos de Pesquisa Interfaces e Linguagens, Mídia e Moda (Mimo), ambos coordenados pelo professor Gilson Monteiro. Amanhã, os pesquisadores do MidiaLab deslocam-se ao município de Itacoatiara a fim de fazerem uma apresentação do projeto naquela cidade. Ao retornarem a Manaus, farão mais uma apresentação e uma oficina ainda em locais a serem definidos. Vale ressaltar que as atividades hoje realizada foram autorizadas pelo Comando Local de Greve (CLG) pois os estudantes e membros dos dois grupos de pesquisas participam ativamente das atividades “potencializadoras da Greve” promovidas pelo CLG.
Juliana Hilário reencontra em Manaus o Guaraná da sua infância

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.