quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Particulares ameaçam ir à justiça contra a cota nas federais


As Universidades, Centros Universitários e Faculdades acusaram imediatamente o golpe com a aprovação pelo Senado Federal das cotas de 50% das vagas para estudantes do Ensino Médio provenientes das escolas públicas. Ameaçam ir à Justiça para que a política de cotas não seja implantada. Isso prova que a minha análise de ontem, neste espaço, sob o título de “Senado força universidades a cumpri papel social” estava correta. Com a implantação plena da política de cotas nas federais, o filão das particulares seria atingido mortalmente. Como tinha ressaltado ontem: “Não é nem necessário se fazer uma pesquisa criteriosa e científica para se descobrir que os estudantes dos filhos das classes C, D e E, se quiserem, são obrigados a pagar mensalidades, na maioria das vezes caríssimas, em universidades, centros universitários e faculdades particulares. Filhos das classes média e alta eram os mais beneficiados com o ensino não pago diretamente, uma vez que a universidade é pública, não paga, porém, não gratuita. Com a medida, o Senado termina por forçar as universidades federais a cumprir o papel social de dar oportunidade às classes menos favorecidas de ter acesso ao ensino superior administrado pelo Estado.” A reação imediata das particulares é sinal de que, há muito, as universidades públicas, independentemente da Lei ora aprovada, já deveria ter assumido e implantado uma política de cotas decente. Que a defesa das cotas seja mais uma luta da nossa categoria dos professores (e professoras) nesta greve.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.