domingo, 8 de dezembro de 2013

A mediocridade transformada em pacto

Certa vez, quando de uma palestra em Manaus, no Auditório Rio Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o jornalista Pedro Bial (antes de se transformar em apresentador de talk show) expressou uma das verdades mais incontestáveis ao longo do tempo:"No Brasil, quem se destaca além do meio-fio, cai em desgraça". Entrei na UFAM em 1985 como estudante, e o que Bial lançou como provocação anos depois, era uma realidade incontestável: professores fingiam que ministravam aulas e estudantes fingiam que aprendiam na maior cara-de-pau do mundo. Tinha até nome. Chamava-se de Pacto da Mediocridade. O hoje o pacto ganhou novos contornos mas continua a me parecer um acinte diante do povo, da sociedade, que é o principal acionista, no caso específico, das universidades públicas. Penso que há uma mediocridade transformada em pacto que fecha os olhos para professores que fingem ministrar aulas, estudantes que fingem estudar e técnicos que fingem trabalhar. Ou a sociedade reage ou a mediocridade, de exceção, transforma-se em regra.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.