domingo, 2 de fevereiro de 2014

Evasão de 70% na Pós-graduação de São Paulo

Não me causa nenhum estranhamento a matéria divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo sobre a evasão na Pós-graduação do Estado. Por lá, há curso, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no qual o índice de evasão é de 70%. O ciclo, que deveria ser virtuoso, transformou-se em vicioso, em função do crescimento econômico e da demanda por mão-de-obra qualificada. Com isso, aumenta a concorrência entre a escola (falo aqui em todos os níveis) e o mercado. Na UNICAMP, a taxa de 70% de evasão é justamente no programa de matemática aplicada e computacional. Estudantes deste curso, por serem altamente especializados, com certeza, recebem ofertas de empregos com salários altíssimos. O argumento de que se deve aumentar o valor da bolsa de estudo não convence. O que se deve fazer é investir na melhoria dos cursos de graduação para que tenhamos estudantes excelentes em todas as áreas do conhecimento a fim de inundarmos os mestrados e doutorados. É preciso, também, implodir o sistema de seleção atual. A pós-graduação brasileira tem de ter fluxo contínuo de entradas e saídas. Assim, contribuirá para um ciclo virtuoso que, certamente, desaguará na melhoria dos ensinos Básico e Médio do País.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.