terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Vale-tudo não é democracia

Custo a crer que uma espécie de "vale-tudo" possa ser confundida com autonomia universitária. E fico estupefato quando vejo lideranças, em todos os níveis, a defender que há interferência demais da Justiça e dos Órgãos de Controle na administração das universidades. Quer dizer que cobramos controle social de todos os setores da sociedade e não podemos (nem devemos) ter controle nenhum? Que temos o direito de fazer as coisas ao nosso modo como se a "autonomia" nos isentasse de prestar contas dos nossos atos? Espanta-me que o tema seja recorrente. Até nas discussões dos corredores, palavras vão, palavras voltam e a autonomia é sempre um tema recorrente. No entanto, a ideia latente é a de que tudo se pode fazer em nome dela. Há que se entender que os marcos legais das universidades brasileiras não podem se sobrepor às Leis vigentes no País. Sob pena de o próprio pacto federativo e democrático ser posto em xeque.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.