sábado, 13 de dezembro de 2014

A face perversa da internacionalização

Há uma prática internacional reprovável que é a cobrança antecipada pela publicação de artigos em revistas ditas científicas. Trata-se, ao meu ver, de prática indigna, reprovável e que coloca a Ciência no patamar de um mero negócio. Mais ainda: de um negócio no qual predomina a ampla e total falta de escrúpulos. O que me deixa mais espantado é saber que, em algumas casos, tais cobranças são consideradas normais e até incentivadas. Esse é um das facetas perversas da internacionalização que precisam ser melhor avaliadas. Aliás, não apenas da internacionalização, mas, da medição da qualidade de um cientista ou pesquisador pelo número de artigos que publica. Mas, tal prática tem uma lógica: dificultar a competição entre as universidades dos menores centros em relação às dos maiores, pois, com isso, quem pode paga, que não pode, não publica. A redução das assimetrias, nesse caso, só pode ocorrer quando artigos pagos forem retirados da cesta da avaliação. Isso diminuiria um pouco a perversidade.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 12/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.