domingo, 21 de dezembro de 2014

Educar para ser e não para ter

A cada dia que passa tenho mais certeza: a universidade brasileira precisa, com urgência, assumir como missão, educar para ser e não apenas para ter. Ou assumimos isso ou vamos, ainda que indiretamente, deixaremos pistas de que a única forma de ser é ter. O mundo atual parece incrivelmente voltado para o ter dinheiro, sucesso e quetais. Alguém já se perguntou, porém, se é feliz quem tem muito dinheiro, mas, é extremamente solitário? Será que nesta corrida louca pelo ter, nós, da escola, em todos os níveis, não estamos a contribuir para a formação de pessoas mais solitárias, portanto, infelizes? Educar para ser feliz é educar para uma vida saudável, de harmonia com o planeta e com os semelhantes. Não é uma corrida desenfreada para o ter, na qual tudo vale. Pensar a Educação não apenas como um instrumento de formação profissional é o nosso desafio de educadores. que tenhamos forças e meios para vencê-lo!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 20/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.