terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Boato sobre o novo SiSU

Corre um boato pela Internet de que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2015 não terá mais segunda chamada pelo Sistema, mas, apenas por meio das universidades. Por enquanto, trata-se apenas de um boato. No entanto, se ocorrer, é algo que as universidades discutem desde a primeira vez que o Sistema começou a ser usado. As chamadas subsequentes causam um problema grave: estudantes novos nas turmas até quase o fim do semestre seletivo. Caso as universidades passem mesmo a controlar as chamadas, muito provavelmente será reduzida a uma ou, no máximo, duas chamadas. Há outro boato que também já fazia parte das discussões internas: um maior controle dos candidatos às vagas das ações afirmativas. Circula que só poderão se matricular os estudantes que estiverem inscritos no Cadastro Único de beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). São mudanças que, se ocorrerem, darão mais credibilidade ao Sistema.  Essas mudanças, no entanto, devem atrasar a primeira fila no SiSU. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísyo Teixeira (INEP) tradicionalmente divulga os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os dias 2 e 5 de janeiro, com as inscrições no SiSU até o dia 15 de janeiro. Desta vez, pelo menos o calendário do SiSU pode ser mudado caso os boatos se transformem em fatos. 

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.