quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CAPES decreta o fim da trienal

A Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), decretou, por meio de Nota Oficial, que a Avaliação Trienal, no Brasil, não existe mais. A partir de agora, o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNP) será avaliado de quatro em quatro anos. A primeira quadrienal ocorre em março de 2017, com base nos dados coletados nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. A decisão foi tomada na 68ª reunião do Conselho Superior da CAPES, ocorrida no dia 11 de dezembro de 2014. Também foi aprovada a realização de uma análise de tendências dos programas de Pós-graduação, nascida dos "Seminários de Acompanhamento" introduzidos no Sistema desde 2011. A proposta de realizar uma avaliação quadrienal e começá-la já partir de agora foi da Diretoria de Avaliação da Capes (DAV). Na Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG), o único consenso era de que a Avaliação não poderia mais ocorrer apenas de três em três anos. Membros da Comissão, no entanto, entendiam que mudar as regras do jogo durante o jogo não seria o ideal. Portanto, o que deveria ocorrer era o fim da trienal e, em seguida, a implementação da quadrienal. Além disso, pela proposta, os programas com notas 6 e 7, só deveriam ser avaliados a cada cinco anos. Neste ponto, considero que a DAV da CAPES está correta em unificar o fechamento das avaliações. Com muito tato e habilidade política, valeu, mais uma vez, a "pro-imposição" do diretor de Avaliação da CAPES, Lívio Amaral, um ás em aprovar as propostas que defende.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.