segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ler, apenas, não basta

Não se mede um sábio pela quantidade de livros que lê, mas, pela capacidade de interpretar. Tanto os livros quanto o mundo. Aliás, é pouco provável que seja possível medir sabedoria, esta, resultado não apenas de medir, mas, de sentir. Tanto as pessoas quanto o mundo. Interpretar, portanto, parece ser o caminho para se chegar à sabedoria. Mas, para se interpretar bem é preciso basear os primeiros passos na leitura. Na qualidade da leitura e não na quantidade dos livros lidos. É preciso saber, porém, que não se cria o hábito da interpretação sem uma (boa ) quantidade de leitura. O desafio, ao que tudo indica, é um equilíbrio entre a leitura da palavra e do mundo, como preconizava Marisa Lajolo. Uma boa dica é recorrer sempre aos bons dicionários como auxiliar à leitura, mas, exercitar a interpretação do que os dicionários trazem. O equilíbrio entre a leitura do mundo e da palavra e a interpretação do que se lê e vê auxilia no desenvolvimento do intelecto.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.