quinta-feira, 21 de maio de 2015

A amorosidade como ação afirmativa

Talvez a maior ação afirmativa que se possa implementar em uma universidade pública seja a amorosidade como regra. No sentido que prega Maria Luiza Cardinale Baptista: do bem-querer-bem em todos os sentidos. Inclusive nas práticas pedagógicas relativas ao processo de aprendizagem. Só assim conseguiremos, efetivamente, por em pratica quaisquer políticas de ações afirmativas que sejam decididas nas instituições. Porque, acima de tudo, as ações afirmativas são ações educativas. Portanto, que carecem de amorosidade por si. Tenhamos em mente, então, a necessidade de que a técnica não seja o único foco do processo de aprendizagem. Mas, acima de tudo, a amorosidade como meta de incluir as pessoas porque, só assim, elas se sentirão acolhidas. É um desfio de mudança de foco pedagógico. Mas, ganha novo sentido para a Educação em todos os níveis.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.