terça-feira, 19 de maio de 2015

A inclusão pelo acolhimento

Uma das formais mais eficazes de se enfrentar o desempenho sofrível de estudantes que ingressam na Educação Superior do País é o nivelamento, que, aliás, deveria mudar de nome é fazer parte de um processo maior de acolhimento. Porque ações de acolhimento geram a inclusão pelo amor e não pela força. E qual a diferença? Crucial, por exemplo, no caso do chamado nivelamento. Quando ocorre pela força, acontece para “obrigar” os estudantes a atingirem um patamar de exigência preestabelecido sob pena de serem expurgados. É o que chamo de inclusão pela força. Essa, diria, insere, nivela, mas, não inclui. Quando faz parte de um conjunto de ações amorosas, o nivelamento não quer apenas nivela, mas, incluir, mostrar que o estudante pertence à universidade e ela com ele se preocupa. É uma ação de amorosidade, acolhedora. Que faz bem não só academicamente, mas, para a vida. É quando, efetivamente, cumprimos o nosso papel de universidade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.