quinta-feira, 28 de maio de 2015

No neoreino de Maniqueu

Desde o resultado das eleições que o Brasil parece ter optado por ressuscitar uma doutrina surgida no Século III da Era Cristã, que se transformou em religião: o maniqueísmo. O persa Mani ou Manes, ficou consagrado como Maniqueu e deu origem ao maniqueísmo, uma espécie de seita religiosa com adeptos na Índia, China, África, Itália e Sul da Espanha. Para Maniqueu e seus seguidores, o universo é resultado de dois princípios antagônicos: Deus como o bem absoluto e o Diabo como o mal absoluto. A política, no País, em todos os níveis, parece ter descambado para esta direção: quem estiver do meu lado é o bem absoluto e quem estiver contra mim é o mal absoluto. Equivocadamente, os dois lados dizem defender a democracia como regime de governo. Em verdade, os dois lados são absolutistas, reacionários e jamais respeitam as diferenças como tanto pregam. No neoreino absoluto de Maniqueu, quem discorda é satanizado. Tudo o que é conquista, tudo o que foi feito de bom é resultado do trabalho dos “bons”, dos dedicados. Quem deles discordar representa o mal. No neoreino de Maniqueu não há espaço para a Democracia, para o respeito às diferenças. É um reino de presepeiros e presepadas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.