segunda-feira, 18 de maio de 2015

A porta do acerto é o erro

Nós, os professores e professoras, principalmente das universidades, temos de, definitivamente, deixar de encarar o erro como um motivo de punição e trabalhá-lo didaticamente a nosso favor. Somos imperfeitos, logo, o erro é da essência do ser humano. Como mudar a forma de vê-lo? Simples! Basta que tenhamos a capacidade de encarar o erro como a principal porta para o acerto. Para a escola, em quaisquer dos níveis, e para a vida, encarrar o erro como forma de punição é equívoco dos mais graves porque tira de nós, os humanos, a chance de errar. O erro como porta do acerto mudará completamente a nossa fora de ver o processo de aprendizagem. E essa mudança, em tese, certamente nos tornará melhores em todos os sentidos. Se assim procedermos talvez tenhamos como interferir de forma positiva nos resultados, hoje extremamente negativos, da Educação brasileira. Principalmente do Ensino Superior.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.