segunda-feira, 25 de maio de 2015

O acolhimento pela Educação

Estive a rever notícias antigas sobre o desempenho de estudantes da Fundação Casa, cheguei a uma fácil conclusão: só a Educação é capaz de promover o acolhimento necessário à reintegração de jovens à vida em sociedade. A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (FUNDAÇÃO CASA/SP) era chamada antes de Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM). É uma autarquia fundacional (pessoa jurídica de direito público) criada pelo Governo do Estado de São Paulo. E, por mais que critiquem, cria condições sim para que menores sejam reintegrados à vida em sociedade. Para se ter uma ideia, no ano passado, 542 internos da Fundação Casa conseguiram passar para as finais das Olímpiadas de Matemática. No mesmo ano, um interno da Fundação se tornou finalista de um Concurso Nacional de Poemas. Acredito piamente que ações socioeducativas são mais importantes para reeducar as pessoas do que jogá-las em prisões como querem os que defendem a redução da maioridade penal. Acolhimento, amorosidade e carinho são as chaves para se transformar as pessoas. Com o tempero da Educação, meninos são capazes de voltar ao convívio social. Eu acredito!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.