sexta-feira, 15 de maio de 2015

Recursos públicos nas IES privadas

Há uma reação descabida de professores e professoras das universidades públicas contra as mudanças ocorridas no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do Ministério da Educação. Ou se trata de ódio mortal em relação a tudo o que venha da Presidente Dilma Rousseff (PT), portanto, do Partido dos Trabalhadores, ou é uma completa falta de conhecimento em relação ao Programa. Do próprio site do FIES, vejamos como o Programa se define: “O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas (grifo nosso)”. “Não gratuitas”, na linguagem do MEC, tem o mesmo significado que “pagas”. O FIES é o maior Programa de financiamento indireto das IES particulares (não gratuitas). No momento em que há uma previsão de cortes de 30% no Orçamento das IES públicas, o Governo corta, também, nos recursos, ainda que indiretos, destinados à iniciativa privada. E me aparecem professores e professoras das IES públicas a reagirem ruidosamente. Dá para entender?!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.