terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Comprometimento quase zero


Há algo que tenho percebido no ambiente das universidades brasileiras após as eleições de 2018: parece haver uma espécie de comprometimento zero com a instituição universidades. Tiradas as devidas exceções que sempre devemos ter o cuidado de tirar, o que se vê é um ambiente de medo. Que, ao meu ver, parece congelar as pessoas que, antes, demonstravam compromisso com a defesa das causas sociais e das minorias. É como se, agora, cada um e cada uma estivesse mais preocupado em manter o seu quinhão. Talvez, porque, em geral, professor universitário faz parte daquela parcela dos 6% da população que ganham mais de 10 mil por mês. É a única explicação para tanto olhar ao próprio umbigo e esquecimento das causas coletivas. Como muitos deles lutaram e votaram para derrubar o Partido dos Trabalhadores (PT), há uma espécie de anestesia.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.