terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Fórum de Pós-graduação criado no ICHL


Coordenadores de Pós-graduação reunidos no encerramento do segundo dia do Seminário de Avaliação d Pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas de Letras (ICHL) hoje, às 17h, decidiram criar o Fórum de Pós-Graduação do Instituto, composto por todos os coordenadores e vice-coordenadores dos programas de Pós oferecidos pelo Instituto: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), Geografia, História, Comunicação, Serviço Social, Ciências Sociais e Letras. O objetivo do Fórum é propor políticas públicas de Pós-graduação para o Instituto e para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) bem como auxiliar a Direção do Instituto indicando políticas administrativas, acadêmico-científicas, de integração entre os próprios programas e os cursos de graduação, além de discutirem ações conjuntas para implantar efetivamente a interdisciplinaridade entre si. Durante a tarde de hoje foram discutidos inúmeros problemas que prejudicam o funcionamento dos Programas de Pós-graduação oferecidos pelo Instituto e foram propostas ações que minimizam esses problemas e criem possibilidades para que o PPGSCA passe da nota 4 para a nota 5 e tire os demais programas do ICHL da nota 3. Um documento com as principais proposições discutidas nos dois dias será elaborado e distribuído às coordenações para balizar as próximas reuniões do Fórum. Um dos principais problemas apontados pelos presentes é a falta de pessoal técnico-administrativo para os programas assim como a necessidade de se contratar mais professores a fim de diminuir a excessiva carga de trabalho de quem atua em dois Programas de Pós, o caso da maioria dos professores do ICHL, que atuam nos programas disciplinares e no PPGSCA.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.