sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Márcia Perales candidatíssima à reeleição


Não se sabe quais ventos passaram a soprar dentro e ao redor do Centro Administrativo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), prédio da reitoria, mas, o certo é que o vice-reitor, Hedinaldo Narciso, tido como candidato à sucessão da professora Márcia Perales Mendes e Silva, no máximo, será o candidato a vice, numa chapa que repetiria a de 2009. Perales, que até os amigos mais íntimos apostavam todas as fichas com quem quisesse que não seria candidata, dá sinais que novos ventos sopraram e, embora oficialmente ainda não tenha se manifestado, é candidatíssima à reeleição. Assessores que sustentam relação mais próxima da reitora garantem que até bem pouco tempo ela realmente não pensava em se candidatar e que fez uma administração técnica, sempre voltada para os interesses da Instituição. Hoje, porém, há um novo clima entre os colaboradores mais próximos e tudo leva a crer que Márcia Perales tentará obter um novo mandato de mais quatro anos a frente da Ufam. Há mais ou menos dois anos, quando nem a própria reitora admitia publicamente a possibilidade de se candidatar, apostei com um antigo colaborador das minhas duas campanhas à reitoria da Ufam de que Márcia Perales seria candidata à reeleição. Meus argumentos, à época, eram simples: naqueles dois anos iniciais, Perales havia demonstrado claramente ter rompido completamente com as diretrizes implantadas por Hidembergue Hordozgoith da Frota e dado um tom mais conciliador, com poucos sinais do autoritarismo quase tirânico de Frota. Esse meu colega argumentou que eu estava equivocado, que ela não teria cacife político para enfrentar uma reeleição. Mais recentemente, de novo, quando até um amigo próximo do esposo de Márcia Perales, jurou a mim de “pés juntos” que ela não se candidataria “por questões familiares”, fiz um desafio a ele: “pois eu aposto que ela será candidata. Ninguém atua dessa forma na greve dos professores se não for candidata”. Fui ridicularizado na roda de amigos, porém, dia desses, ao passar por ele, devolvi as gozações e disse ”ganhei aquela nossa aposta”. Vale lembrar que não é a primeira vez que venço uma aposta nesse sentido: quando Frota se candidatou à reeleição eu era a única pessoa que desde o início dizia que ele seria candidato quando, até ele mesmo chegou a me negar isso, pessoalmente, três vezes (antes de o galo cantar). As especulações nos corredores da Ufam giram, agora, em torno do motivo que levou Perales a mudar de ideia e resolver se candidatar. Não tenho a menor ideia e, neste caso, não aposto nada. Minha bola de cristal parece funcionar muito bem no caso das candidaturas dos meus opositores. Por duas vezes, porém, ela não me avisou que eu seria derrotado. Ou, talvez, tenha me mandado os avisos corretos e eu os interpretei equivocadamente. Quem cruza comigo pelos corredores da Ufam já sabe, há muito, o que o oráculo me revelou. Prefiro, porém, ter prudência em divulgar. Por enquanto, fico apenas com a notícia da mudança de ares lá pelas bandas da reitoria. A candidatura de Sylvio Puga é certa e ainda especulam que Frota tentará voltar ou lançará um candidato do seu grupo. Só nos resta esperar para ver!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 20/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.