terça-feira, 21 de agosto de 2012

Operação-padrão na Educação Superior


Professores e professoras em greve deveriam copiar (ou adaptar) a “Operação-padrão” realizada pelos policiais federais também em greve. Para quem não sabe o que é essa operação, trata-se de algo simples: quando em greve, os policiais federais passam a fazer aquilo que deveriam fazer sempre: fiscalizam efetivamente. E quando isso acontece nos aeroportos e portos, o caos se instala. Há anos, a universidade brasileira passou pelo que denominei de processo de “assepsia política”. A “Operação-padrão” na Educação Superior, portanto, seria a retomada da efetiva ação política dos professores em sala de aula como forma de preparar os estudantes para o exercício pleno da cidadania. Como pode a universidade cumprir o seu papel fundamental de preparar as pessoas para a vida e não-apenas para o mercado. Essa é a proposta de radicalização da greve nessa nova fase: se formos obrigados a retomar as atividades em sala-de-aula, que haja relação entre todos os conteúdos e a política para a educação superior do País. Imaginemos em cada turma de cada uma das universidades em greve se os professores passassem a esclarecer os estudantes, por exemplo, sobre o uso dos recursos públicos, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para financiar Universidades, Centros Universitários e Faculdades? Ou, em cada aula, passar o vídeo da palestra de Maria Lúcia Fatorelli sobre o quanto o Governo Federal gasta para pagar os serviços da dívida e deixa de investir em Educação? É dever de a universidade brasileira contribuir para o refinamento do processo político da sociedade. Não pode se eximir de tratar de assuntos tão fundamentais para a vida do cidadão. Portanto, é fundamental que o ato de terminar a greve não seja seguido de uma “cruzada” de braços. É preciso, qualquer que seja a data do fim da greve, que a mobilização permaneça. Que façamos esclarecimentos maciços sobre a proposta de carreira do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o perigo para a universidade brasileira o acordo firmado pelo Governo com a “Federação Fantasma”, Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação). Penso que esse tipo de medida é essencial para que o verdadeiro espírito que move a universidade renasça.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Isso quer dizer, que chegando dia 31 de agosto, e o governo sem tomar nenhuma medida, é quase que certo que a greve acabe?

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.