sábado, 29 de setembro de 2012

As várias visões sobre o resultado da greve


Ontem, às 19h, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua-SS), tomou posse a nova diretoria, eleita no dia 20, encabeçada pelo professor José Belizário Neto. Em seguida, houve um show da cantora Simone Ávila. Das 16h às 18h, os professores e professoras da Ufam participaram de uma Assembleia Geral para discutir o PL 4.368/2012que trata da estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. O Projeto de Lei surgiu a partir de um arremedo de acordo assinado entre o Governo Federal e uma Federação-Fantasma denominada Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes). Essa entidade possui apenas de 5% dos professores das universidades federais. Ainda assim, o Governo forjou a assinatura de um acordo com essa entidade e deu a greve por encerrada. Acontece que esse PL desestrutura ainda mais a carreira docente e é fundamental que a categoria mantenha a mobilização a fim de buscar novas estratégias para, pelo menos, tentar tornar menos ruim o PL que tramita na Câmara dos Deputados. O Projeto é tão tuim que nos induz a pensar que não houveram ganhos com a greve. E esse, em muitos casos, foi o centro da discussão durante o show da cantora Simone Ávila, na confraternização ocorrida para homenagear a nova diretoria. Professores e professoras discutiram ardentemente os ganhos e perdas da greve. Para uns, a greve obteve um ganho político excepcional, por motivar novamente a categoria dos docentes em todo o País, porém, não houve nenhum ganho. Para outros e outras houve ganhos, porém, as perdas foram maiores. Não se pode esquecer, porém, que não saímos com a carreira pela qual lutávamos, mas, do ponto de vista da reposição salarial, as perdas foram menores do que ocorreriam caso não houvesse nenhuma greve. O mais importante de tudo, inclusive dessas discussões, é a universidade brasileira se reconhecer novamente como o espaço fundamental da diversidade e da troca de saberes.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.