domingo, 23 de setembro de 2012

Ministério da Educação vira moeda de troca


Há muito se diz que a Educação, no País, não é levada a sério. O Governo do Partido dos Trabalhadores (PT) parece querer confirmar essa máxima ao usar ministérios como moeda na troca de apoios. E quem seria usado para atrair mais aliados, caso o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad chegue ao segundo turno nas eleições de São Paulo, capital? É ninguém menos que o próprio Ministério da Educação (MEC). O atual ministro, Aluízio Mercadante, passaria para a pasta da Casa Civil e, para o seu lugar, iria o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), que também é candidato a prefeito de São Paulo, porém, não esconde de ninguém o desejo de ser ministro da Educação. Lotear ministérios nunca foi uma prática louvável em nenhuma época. Quando, porém, isso é feito por um partido dito “de esquerda”, deixa mais ainda de ser louvável. E quando é feito com o Ministério da Educação passa a ser reprovável. Quando a Educação for efetivamente prioridade neste País, esse tipo de prática não mais ocorrerá. O que se precisa no MEC não é de alguém para usá-lo como trampolim político. O fundamental é que se tenha uma política educacional verdadeiramente inclusive e capaz de preparar pessoas para o pleno exercício da cidadania e, como consequência disso, preparadas para ocupar posições no mercado de trabalho. E isso deve ser um processo nos três níveis: Fundamental, Médio e Superior. Enquanto não se tiver um olhar voltado para o “todo” do processo de educação, da troca de saberes, haverá sempre uma espécie de lacuna entre um nível e outro. Mais que isso, quando realmente a Educação for prioridade, a sociedade não aceitará que o Ministério da Educação seja usado como moeda de troca em acordos políticos. Nossa luta é para que um dia cheguemos a esse ponto. A responsabilidade por mudar essa realidade é de cada um de nós.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.