terça-feira, 4 de setembro de 2012

O neocolonialismo e o fim da greve dos professores


Hoje, a partir das 15h, quando começar a Assembleia Geral dos professores e professoras em greve da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Auditório da Associação dos Docentes da Ufam (Adua-SS), quando se começar a discutir a suspensão unificada da greve, como principal encaminhamento do Comando Nacional de Greve (CNG) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), viverei um dos episódios mais tristes e melancólicos da minha carreira de professor da Ufam. E explicarei o porquê destas tristeza e melancolia. No dia 31 de agosto de 2012, na AG que votou pela continuidade da greve, o discurso da professora Sandra Noda, ao revelar que pela proposta de “acordo” forjado entre o Governo Federal e uma Federação-Fantasma, ela, com 30 anos de trabalho, estacionará no nível como professora Associada até a aposentadoria. Para ela, manter a greve era uma questão de justiça. Tinha prometido a mim mesmo que não me manifestaria. A fala da professora Noda me estimulou a contar o meu drama profissional-pessoal. Pela carreira atual, em março de 2013, passaria para o nível de professor Associado II. Pela proposta que agora tramita no Congresso como Projeto de Lei (PL), ficarei estacionado na condição de Associado I até 2022. Contei essa história naquela AG. Nossas falas foram fundamentais para que o placar favorável à continuidade da greve fosse 86 a 2, com 2 abstenções. De lá para cá, nenhum fato novo ocorreu que me fizesse mudar de ideia: tenho convicção que nossa luta por uma carreira digna é justa e que o PL em tramitação no Congresso é desastroso para a carreira e para a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Das 51 universidades que se mantinham em luta apenas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) votou pela saída da greve. As 50 demais se pautam pelas grandes universidades? Será que somos neocolonias dessas “grandes universidades”? Essa greve é forte porque 33 universidades pararam conjuntamente. As demais foram levadas de roldão, inclusive, a UFRJ. Que votemos pela saída da greve, portanto, por convicção. E não porque “uma grande” saiu da greve. Entendo que não se pode passar a vida inteira em greve. Sair dela, porém, com “uma mão na frente e a outra atrás” é um ato de covardia coletiva das demais 50 instituições que ainda estão paradas. Em não sendo covardia coletiva, trata-se de uma espécie de “neocolonialismo sindical”, algo que também não sou obrigado a aceitar. Será que temos “complexo de periféricas”? Não entrei nesta greve, inclusive como membro efetivo e atuante do CLG-Adua-Ufam, para ser massa de manobra de ninguém. Fui convencido da necessidade de uma remuneração justa, porém, acima de tudo, melhoria das condições de trabalho. A carreira que engoliremos é um desastre, uma catástrofe para a universidade pública na qual acredito. As condições de trabalho são indignas. Ainda assim, nossos líderes apontam para a suspensão unificada da greve. Não há nenhum fato novo capaz de mudar a convicção que eu tinha na sexta-feira, dia 31. Curvar-me-ei à decisão coletiva. Particularmente, porém, qualquer que seja o eufemismo usado para a saída da greve, o farei com o sentimento de tristeza e melancolia por “abandonarmos o front” contra essa forma autoritária com que o Governo Federal nos obrigou a engolir uma carreira catastrófica e um acordo forjado entre ele (o governo) e uma Federação-Fantasma. Estou convicto de que não é hora de recuarmos apenas porque a UFRJ nos deixou no meio do caminho! Mas, respeitarei o que a categoria decidir. Em respeito aos colegas do CLG-Adua-Ufam, manter-me-ei em silêncio sepulcral na Assembleia de hoje. É minha forma de protesto!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.