quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A pressão pela produtividade que adoece


Há um dito popular contra qualquer tipo de dedo-duro que propaga: "o bom cabrito não berra". Entre nós, com o perdão de todos os trocadilhos, o dito deveria ser: "bom professor (ou professora), Lattes". Doce era o tempo, e já faz muito tempo, quando nossa capacidade era medida pelas aulas que ministrávamos e pelo "domínio do conteúdo". Atualmente pouco interessa se você é ou não um "bom professor (ou professora)". Conta, apenas, a produção, o índice de produtividade. Nossa capacidade intelectual é medida em centímetros, ou metros, do currículo depositado na Plataforma Lattes. Quanto maior o Lattes, mais "considerado" é o professor entre os pares. Antes, sem nenhum saudosismo, apenas por uma questão de registro, o professor se desdobrava para ser admirado pelos seus alunos (gosto mais do termo estudantes). Hoje, vale quem tem a admiração dos colegas pelo número de artigos e livros que publica ou pelo número de estudantes que orienta, principalmente nos programa de Pós-graduação. Atuar em um programa de Pós "é tudo de bom". Minha colega Ivana Bentes (@ivanabentes) publicou a seguinte nota em seu Twitter, hoje: " O Ministério da Saúde Adverte! Capes, CNPQ e Lattes fazem mal a saúde: "Segundo a pesquisa quanto maiores o número de produção científica e o número de orientandos em média por ano, maiores foram as ocorrências médias de intervenções cardíacas, doenças coronarianas e os acidentes vasculares cerebrais (...) em docentes de Pós-Graduação, principalmente pela falta de dieta equilibrada e balanceada, atividades físicas (...) e visitas médicas frequentes, justificados pela excessiva carga horária fora do expediente, para se manter os indicadores de qualidade dos cursos de pós-graduação e de seus currículos atualizados" (Deu no Jornal da ADUFRJ de 21/12/2012)". Que nos sirva de alerta!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.