terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O ménage a tróis de avatares e as Mídias Digitais



Grande parte das pesquisas (e dos textos delas advindos) sobre a Internet no Brasil e no mundo está contaminada pelo fetiche da tecnologia. E isso provoca equívocos que passam a se transformar em regra ao longo do tempo. Um dos mais graves, por exemplo, é utilizar a expressão "mídias sociais" como se significasse exatamente Twitter, Facebook e quetais. Há muito, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e no Programa de Mídias Digitais (ECOEM/UFAM) mudamos essa abordagem. No ECOEM/UFAM (veja nosso portal ainda em fase experimental) não somos contaminados pelo fetiche da tecnologia. Entendemos que smartphones, tabletes e afins são "dispositivos móveis" por meio dos quais os usuários promovem experiências receptoras, tanto das mídias tradicionais (Rádio, TV, Jornal, Cinema), quanto das Mídias Digitais (todo o tipo de tecnologia digital que existe ou que venha a existir capaz de otimizar a circulação de informações digitalizadas). Acontece que nas Mídias Digitais tanto se pode ter experiência receptoras dos mídias tradicionais quanto da "nova mídia". Os dispositivos móveis são as plataformas, os dispositivos tecnológicos que servem de base para a recepção. Mais nada! Assim o é, também, com o que alguns teóricos chamam indistintamente de "redes sociais", "mídias sociais" e coisas do gênero. Os sites do Facebook, do Twitter, do FourSaquare e qualquer outra "rede" que surgir não passam de ferramentas. São o suporte tecnológico para que os usuários construam suas redes. A utilização a apropriação desses espaços sim se constituem em redes sociais. Na prática, há uma rede social para cada um dos usuários e em cada uma das plataformas que ele utilizar. Entendemos, portanto, que os dispositivos móveis e as Mídias Digitais só fazem sentido se auxiliarem a diminuir a solidão das pessoas. Se fizerem com que as pessoas, no mundo real, se encontrem mais e aprendam a transformar a vida em uma "tremenda curtição" como o fazem nos espaços individuais e nas redes (sociais) que criam nas Mídias Digitais. Em assim não sendo, terminam por criar um exército de solitários que não encontra mais prazer em outra coisa a não ser expandir o número de seguidores das vossas redes. Passam a praticar uma espécie de ménage a tróis de avatares. Com isso, os encontros e as interações virtuais ganham mais importância do que as trocas da vida real. Ou criamos um grupo de Internautas Anônimos (IA) para tratarmos coletivamente desse mal ou a prática do ménage a tróis de avatares será a marca registrada dessa geração de zumbis digitais. E nós, os pesquisadores da área, temos imensa responsabilidade para e com esses zumbis. Isso se já não formos um deles.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.