quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ministro da Educação recebe presidente do ANDES


A postura do Ministério da Educação (MEC) em relação ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e do ANDES eu relação ao MEC parece ter dado uma guinada de 180 graus e mudado da água para o vinho. Depois de uma greve de 120 dias "suspensa" no fim de agosto do ano passado, o ministro Aloizio Mercadante Oliva reuniu-se ontem com a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, que, à saída da reunião, disse ter havido avanços. O clima, nem de longe, se assemelha que vigorava durante a greve, quando o Governo Federal se negava a receber os professores e professoras em greve. A grande novidade revelada por Marinalva Oliveira é que o ministro da Educação assumiu que há necessidade de se estabelecer uma interlocução maior entre o MEC e a entidade representativa dos professores das universidades federais brasileiras e se comprometeu em marcar uma série de encontros para que as negociações iniciadas no período da greve sejam retomadas. Oliveira deixou claro que os professores das federais não se contentaram com o que foi aprovado no "acordo" que resultou na "suspensão" da greve e esperam avanços, este ano, na questão carreira e da falta de condições de trabalho. Que esse espírito de civilidade predomine e que o MEC reconheça as fragilidades do processo de expansão que houve e lute, juntamente com as entidades, para que o Governo efetivamente crie as condições necessárias para uma expansão seja boa para a comunidade, mas, que respeite, no mínimo, os direitos trabalhistas dos professores e professoras.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.