sábado, 30 de março de 2013

A miopia de alguns jornalistas de Manaus


Alguns jornais de Manaus (e reservo-me ao direito de não citá-los) abrigam profissionais que, ou padecem de miopia ou possuem extrema dificuldade em analisar números. Principalmente quando envolvem uma eleição, que no caso da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é chamada de Consulta Pública, uma vez que o resultado tem de ser confirmado pelo Conselho Universitário (Consuni). Digo isso porque o resultado da Consulta foi o seguinte: A Chapa 10, encabeçada pela reitora licenciada, Márcia Perales, obteve, 48,62% dos votos, e ficou em primeiro lugar, a Chapa 33, de Sylvio Puga, teve 33,14% dos votos, seguida pela chapa 44, com o professor Henrique Pereira, que obteve 18,22% dos votos. Com o resultado, a Consulta terá segundo turno, de acordo com as regras internas aceitas por todos os candidatos que participaram da disputa. Sem qualquer tipo de fundamento, jornalistas passaram a divulgar que "a Ufam está dividida". Isso só pode ser uma tentativa desastrosa de manipular os números. Somar os votos dos dois candidatos e chegar à conclusão de que a Instituição está dividida se não é má-fé, é uma conclusão estapafúrdia. Simplista por ser estreito, esse tipo de raciocínio só teria lógica se todos os votos obtidos pelo professor Henrique Pereira migrasse para a chapa de Puga. Antes disso, dizer que a Ufam está dividida só pode ser interpretado como uma tentativa grosseira de manipular eleitores para o segundo turno. Seria muito mais honesto se o jornalista assumisse logo que faz campanha aberta em prol de determinada candidatura. Se não o faz, termina por tentar manipular quem lê esse tipo de notícia.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 29/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.