sexta-feira, 29 de março de 2013

Baixa participação na consulta da Ufam


A consulta pública realizada ontem na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi marcada por ter ocorrido com uma das mais baixas participações dos últimos anos. Essa abstenção altíssima não pode ser creditada apenas à "falta de interesse da comunidade". Um dos fatores que mais pesaram, com certeza, para que as pessoas não tenham comparecido, pode ter sido o fato de a data da votação ter um dia antes da quinta-feira, dia útil, porém, seguido da Sexta-feira da Paixão. Apesar de a própria Reitoria da Ufam ter alertado, em Nota Oficial, que quinta-feira não seria decretado Ponto Facultativo, ficou no ar a sensação de que as pessoas decretaram o Ponto Facultativo por conta própria. O ambiente se torna mais desfavorável ainda por se tratar de final de período letivo. Paralelo a tudo isso, fica-se com a impressão de que os estudantes, principalmente, entraram em uma fase de letargia e despolitização como jamais se viu na Instituição. Os poucos que foram às urnas ficaram divididos entre os que se deixaram atrair e seduzir pelo discurso da troca de lâmpadas e limpeza dos banheiros e os que avaliaram com mais profundidade as propostas de cada uma das chapas. Para piorar, os representantes dos estudantes foram impedidos de participar da mesa de apuração dos votos. Dia para ser esquecido pelo episódio tão lamentável.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 28/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.