terça-feira, 19 de março de 2013

Trote inaceitável na Federal de Minas Gerais


As imagens do trote promovido por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Minas Gerais (UFMG) são chocantes, indignas e inaceitáveis. A atitude deve ser repudiada e combatida ferozmente por toda a sociedade brasileira. Não se pode admitir, nem por brincadeira, o tipo de coisa que foi fomentado, justamente por estudantes de Direito, da UFMG. Circulam pela Internet inúmeras imagens do evento. Todas chocantes. Reservo-me ao direito de não republicar nenhuma delas. Comento, porém, a que mais me causou indignação, sem publicá-la, por respeito aos nossos leitores e leitoras. É de causar asco a imagem de uma mulher, pintada de negro, acorrentada, puxada por um estudante pela corrente, com uma "placa" de papelão pendurada ao pescoço, com os seguintes dizeres escritos à mão: "Caloura Chica da Silva". Não posso admitir que nenhum estudante, por mais "sem noção" que possa ser, não veja que se trata de um tipo de manifestação violenta e sexista inaceitável. É impossível acreditar que tal tipo de ato seja visto como uma "mera brincadeira". A Reitoria da UFMG divulgou Nota Oficial repudiando o trote praticado pelos estudantes e prometendo apuração e punição rigorosa dos responsáveis. Que a universidade deve ser o espaço da plena liberdade, não tenho dúvidas. Entendo, porém, que todos somos responsáveis pelos ônus e bônus resultantes dos nossos atos. Como a questão dos cotistas e não cotistas, é mister que não se deixe proliferar a intolerância entre os estudantes. Nem que, para isso, medidas duras, e até punitivas, sejam tomadas. Nesses casos, talvez, combater a intolerância com medidas carregadas de intolerância seja o caminho para que novos trotes inaceitáveis como esse não ocorram.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.