domingo, 10 de março de 2013

O bem e o mal na universidade brasileira


Não sei se a universidade brasileira deveria ser divididas entre pessoas do bem e pessoas do mal. Talvez, o mais sensato seja dividirmos as pessoas que nos cercam, inclusive, os nossos colegas de trabalho técnicos e professores, entre pessoas que concordam com o que pensamos e pessoas que discordam  da forma como pensamos. Mais sensato, ainda, seria não transformarmos essas escolhas em um cabo de guerra que nos transforme em inimigos mortais. Todo ser humano move-se por ideias ou por dinheiro. O problema é que ninguém consegue detectar que age de uma ou de outra forma. O velho e odiado senador pela Bahia, Antônio Carlos Magalhães, quando era um dos homens mais poderosos do Brasil, dizia: "não dê informação a um jornalista que quer dinheiro nem dinheiro a um jornalista que quer informação". A máxima talvez possa ser adaptada para quaisquer tipos de eleições, inclusive, para a escolha dos reitores das universidades brasileiras, momento vivido agora pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Enquanto uns votam conscientemente e decidem seus apoios baseados em análises de propostas e formas de trabalhar, outros o fazem em função dos cargos prometidos para logo após as eleições. Uns são mais admiráveis pelo caráter por alguns, outros, se não fizerem o jogo pragmática da troca de apoio por cargos, são considerados pouco inteligentes. Ao fim de tudo, a vida segue e teremos de conviver com todo o tipo de pessoas. Prefiro, portanto, acreditar, como propaga Edgar Morin, que somos razão e emoção ao mesmo tempo. Por analogia, o bem e o mal está em nós na mesma proporção. Que tenhamos responsabilidade com a Ufam na hora da escolha e que respeitemos as escolhas dos outros!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.