sexta-feira, 8 de março de 2013

Livro marca estudos sobre Ecossistemas Comunicacionais


O lançamento do livro 'Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação', organizado pelos professores Gilson Vieira Monteiro, Mirna Feitoza Pereira e Maria Emília Pereira de O. Abudd, lançado ontem e editado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tem uma importância pessoal incomensurável e marca uma conquista coletiva do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Ufam. Do ponto de vista pessoal por materializar um sonho individual desde que voltei do doutorado em Ciências da Comunicação, concluído em 2003 na Universidade de São Paulo (Usp): o de conseguir implantar um Programa de Pós-graduação em Comunicação no Amazonas, especificamente na Ufam. De visionário a louco, tudo a mim atribuíram um pouco. Não desisti. E eis o primeiro livro com a produção das pesquisas do PPGCCOM da Ufam. Uma conquista individual sim, mas, graças ao trabalho coletivo de todos os professores que fazem e fizeram parte do corpo docente do PPGCCOM, especialmente as colegas Mirna Feitoza Pereira e Maria Emília Pereira de O. Abudd, organizadores do livro. Sem trabalho em grupo nenhum Programa de Pós-graduação consolida-se. E essa é a maior vitória simbólica de se lançar o primeiro livro do PPGCCOM da Ufam: representar o esforço coletivo de se vencer os obstáculos. Compromissos me impediram de participar do lançamento. Não me impedem, porém, de reconhecer o trabalho árdua de estudantes e professores que fizeram o PPGCCOM nos últimos anos. Que o livro passe a marcar uma página de vitórias coletivas acumuladas até chegarmos à meta do Doutorado em Comunicação na Ufam. Pode ser sonho? Coisa de visionário? Com o apoio de cada um de nós o Doutorado também deixa de ser mero sonho, em breve.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.