sábado, 8 de março de 2014

A arbitrária classificação em Educação

Fico a me perguntar, sem encontrar uma resposta convincente, o porquê de a Educação ser classificada em inferior e superior ou as variações que se nos são apresentadas. Educação como um instrumento ideológico do Estado para "formatar" massas talvez até possa ter algum tipo de taxionomia, o conhecimento, porém, é muito mais complexo. Aliás, talvez não possa, jamais, ser classificado, a não ser como mero instrumento didático. Tão arbitrária quanto rasa, também é a classificação que se faz da Educação, como se o processo do conhecimento pudesse ser aprisionado em faixas etárias ou temporais. Trata-se a Educação como se não tivesse nenhuma relação com o conhecimento, com a vida. Como se a Educação fosse um ente separado da vida pelos muros da Escola. Na prática, porém, tal separação existe. E faz como que crianças e jovens sonhem com uma Escola diferente, na qual o prazer e o jogo não sejam socrossantamente proibidos. O primeiro passo para se chegar à realização deste sonho é romper, definitivamente, com a arbitrária taxionomia da Educação e aproximá-la da vida.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.