segunda-feira, 24 de março de 2014

Um novo olhar para a pesquisa no Brasil

Hoje, ao participar pela primeira vez como representante institucional da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Décimo Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, fiquei positivamente surpreso com a palestra do Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. Ele desenvolveu o tema “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da Ciência”, no Salão Canoas, do Instituto Leônidas e Maria Deane. Fiquei positivamente surpreso com a fala de Oliva em razão do novo olhar para a pesquisa no Brasil, e, principalmente, para a avaliação de projetos no órgão que ele dirige. Não focar apenas na variável quantidade, vindo de uma agência de fomento, é algo que surpreende. Pelo menos se trata de um sinal de que, em pouco tempo, a mera produção de papers não será o indicador mais importante para se aprovar projetos e se conseguir recursos do CNPq.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.