terça-feira, 25 de março de 2014

O número de papers como fator de qualidade

Todas as vezes que se levanta uma discussão sobre a Pós-graduação no Brasil, dois pontos são recorrentes: o número de artigos publicados e "as exigências da Capes". Não me canso de repetir que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não é uma abstração que brotou da mente de algum iluminado. Tem papel fundamental no patamar que a Pós-graduação alcançou no País, mas, espelha nossas práticas coletivas e nossas formas de ver a Pós-graduação Brasil afora. E, infelizmente, estamos com uma visão equivocada sobre as formas de se medir o valor de um trabalho de pesquisa. O maior problema que temos hoje é: o que gera desenvolvimento e inovação em uma País é a pesquisa aplicada, a que volta, a que retorna à sociedade para melhorar a qualidade de vida. A pesquisa que só gera papers e mais papers, cujo parâmetro principal é o número de artigos publicados em revistas "Qualis sei lá o quê" pouco muda a vida das pessoas, logo, da sociedade. É uma pesquisa feita por pares para pares. Como um País pode mudar a sua base tecnológica se de cada tese ou dissertação o que mais conta é o número de artigos ou papers? A política de avaliação atual induz, ainda que não seja essa a finalidade, à produção desenfreada de papers e só. O número de papers não é o único fator de qualidade em um processo de avaliação. Se continuarmos com a visão reducionista atual perderemos o bonde da história e corremos o risco  de destruir uma base muito sólida construída pelo cientistas que vieram antes de nós.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.